quarta-feira, 21 de março de 2018

Águas do Rio São Francisco só devem chegar ao RN no ano que vem, diz ministro

Durante o Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, falou sobre a continuidade das obras da Transposição do Rio São Francisco e disse que as águas do Velho Chico só deverão chegar ao Rio Grande do Norte, por meio do Rio Piranhas-Açu, no ano que vem.

Isso porque, para chegar ao estado potiguar, as águas da transposição ainda deverão passar pelo estado do Ceará, no reservatório Jati, para poderem seguir com destino a Paraíba e aí sim, adentrar o Rio Grande do Norte. As obras correspondem ao Eixo Norte do Projeto da Transposição do Rio São Francisco. Se antes a expectativa era de que o estado cearense já tivesse águas em janeiro deste ano, as previsões do titular da pasta é de que o projeto abarque o Ceará ainda neste semestre.

“Estamos acompanhando o cronograma para garantir que as obras possam chegar no reservatório Jati o mais rápido possível e com isso adentre ao cinturão das águas, permitindo que as águas possam chegar efetivamente para o estado do Ceará. A nossa previsão é que esteja no reservatório Jati ainda este semestre, adentrando para o estado do Ceará, e até o final deste ano, nós estejamos entregando água no Rio Piranhas no limite com o estado da Paraíba sinalizando para o lado Oeste do estado da Paraíba como também no momento seguinte para o estado do Rio Grande do Norte”, disse o Ministro.

Sobre as previsões para o Rio Grande do Norte, Helder Barbalho disse que serão necessárias obras no leito do Rio Piranhas-Açu, para possibilitar a entrada das águas. A questão está sendo discutida com o governo estadual para que não haja prejuízos, uma vez que, por ser leito natural de um rio que há muito tempo não é perene, a absorção da água é maior, explicou. 

“A experiência do Rio Paraíba “nos deixa muito otimistas de que isso não trará grande prejuízo […] No Rio Paraíba, nós conseguimos entregar no município de Monteiro até Campina Grande, nós em menos de um mês fizemos essa entrega em Campina Grande. Então nós compreendemos de que que, ao adentrar no Rio Piranhas, nós conseguiremos rapidamente fazer com que atravesse a fronteira com o Rio Grande do Norte.”

“Estamos fechando esse cronograma para com a Agência Nacional de Águas decidir quais são as intervenções necessárias e qual será a participação de cada ente federado.” O ministro evitou estabelecer datas para início das obras no Rio Piranhas.


Fonte: Tribuna do Norte

Um comentário:

Anônimo disse...

Quer dizer que se depender dessa água a população do estado morre de sede! Uma boa noticia para quem acredita em papai Noel,e olhe que este ano é ano de eleição,imaginem no próximo ano que já está td resolvido pra "eles" políticos,repito,se depender desse bando de ladrão nós todos vamos morrer de sede.Prestem bem atenção no que eu estou dizendo,e daqui a quatro anos se alguns de nós ainda estivermos vivos,vão vê que continua td como dantes no quartel de abrantes,ou seja,só promessas!