quinta-feira, 23 de março de 2017

Vereadora reivindica território ourobranquense para o município de São José do Sabugi - PB

A vereadora Idalete Nóbrega da cidade de São José do Sabugi continua procurando os mais variados órgãos do estado da Paraíba para reivindicar o reconhecimento territorial do Sítio Arqueológico Pedra Lavrada, como sendo parte do território do município de São José do Sabugi.

No começo de março deste ano a vereadora procurou a INTERPA (Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba), para solicitar através de oficio o reconhecimento da área pertencente ao município de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte.

A vereadora não reconhece o território como sendo parte do território ourobranquense e já acionou até Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba para agilizar processo de litígio territorial interestadual. 
 
 
Fonte: Marcoscostaob

6 comentários:

Anônimo disse...

Onde está a novidade?

Pra quem não sabe:fazem exatos quatro anos e três meses,que Ouro Branco está sem prefeito.A pessoa que foi "eleita com o voto popular" para comandar o município passou todo esse tempo envolvida em todo tipo de falcatruas, e por isso mesmo tem passado mais tempo se defendendo de processos na justiça, e é claro,não sobra tempo para se preocupar com os destinos do município que "deveria" administrar!
Pra quem não sabe:antes dessa família PTralha vir se instalar em Ouro Branco,viviam sugando o sangue da população de São José do Sabugí,onde o chefe da "orcrim" se elegeu vice-prefeito daquela cidade.Só saindo de lá quando foram expulsos!
Moral da história: como Ouro Branco não tem prefeito,tbm não tem que o defenda,certo?
Como a "orcrim" tem fortes ligações com a cidade de São José,onde tem propriedade rural,não tem nenhum motivo para entrar nesta disputa por território,certo? Tá td em casa!
Então meu amigo,minha amiga,onde está a novidade com relação ha este projeto que a vereadora citada está defendendo? Elementar meu caro!

Anônimo disse...

ainda bem que foi para são josé ficar em OURO BRANCO ADEUS

Anônimo disse...

Vá lavar roupa mulher. E aprender a falar, primeiramente.
Com esse seu o seu falso populismo.

Anônimo disse...

E como sempre os derrotados nao se acostumam com a derrota, home vao tomar paqueta...

J. Ozildo e Rosélia Santos disse...

O território do Sítio Arqueológico da Pedra Lavrada pertence ao município de Ouro Branco. Existes documentos do século XIX, que inclui a área no antigo município de Caicó, do qual se desmembrou-se Acari, deste Jardim do Seridó, e, por fim, Ouro Branco. Esta situação já tivemos a oportunidade de documentar no nosso trabalho 'OURO BRANCO E SEU PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO', elaborado em 2011 (disponível in: https://archive.org/details/OUROBRANCOESEUPATRIMONIOARQUEOLOGICO. O Sítio Arqueológico da Pedra Lavrada, embora localizado a pouco metros da linha divisória do RN/PB, encontra-se num ponto dado pelas coordenadas 6º 44'19"S e 36º51'54"W, ou seja, a mais de trezentos metros do marco limite entre os dois estado, em território potiguar. Bom seria se o assunto fosse debatido pela Câmara de Vereadores de Ouro Branco e que as devidas medidas fossem tomadas para sepultar por vez essa tentativa de usurpação, lembrando que durante muitos anos o município de São José do Sabugi vem apresentando o referido sítio arqueológico como sendo parte de seu patrimônio cultural, sem nenhum embasamento legal. Acredito que os vereadores de Ouro Branco vão honrar os votos que receberam de seus munícipes e consultar o IBGE, o IBAM e outros órgãos que possam esclarecer o assunto, sepultando todas e quaisquer dúvidas até agora levantadas.
Sobre o assunto, já emiti um parecer em 2011 e não reformarei diante apenas de uma pretensão politica-eleitoreira. Juntamente com o professor Dr. Valdeci dos Santos Júnior (UERN) e o vereador Genildo da Silva Medeiros, apresentamos provas de que o referido território pertence ao município de OURO BRANCO-RN. Cabe à parlamentar-mirim paraibana e seus pares, apresentar contra-provas técnicas. Sem isto, todo e qualquer ato é LEVIANO. Assim, na condição de POTIGUAR e de SERIDOENSE convoco a CÂMARA DE VEREADORES DE OURO BRANCO para entrar na lutar em prol da defesa de um patrimônio que é do NOSSO ESTADO, DO POVO NORTERIOGRANDENSE, lembrando aos nobre vereadores que 'HÁ MAIS DIGNIDADE NUM ANIMAL QUE LUTA POR SUA LIBERDADE QUE NO HOMEM QUE SE RESIGNA SEM PROTESTO A UMA INJUSTIÇA". Com a palavra a Câmara de Vereadores de Ouro Branco e sociedade local.
Estarei sempre à disposição quando o assunto for a defesa do SÍTIO DA PEDRA LAVRADA COMO PATRIMÔNIO NORTERIOGRANDENSE.
Prof. José Ozildo dos Santos, caicoense, autor do documentário OURO BRANCO E SEU PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO

Anônimo disse...

É de se espantar com o tamanho da petulância desa autoridade paraibana, e pior ainda, é confirmar a vergonha que tenho dos nossos vereadores ignorantes e pés de chinelo, que não estão fazendo nada para defender um local de tal importância para o nosso município. Talvez estes nem o conheçam, ou sabem de sua existência e importância. Não só dos vereadores como também da gestão executiva que pouco se importa com o que acontece por aqui. Pelo que tô vendo, vão usurpar sim o sitio arqueológico de Pedra lavrada. É uma lastima!