quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Idosos do município de Várzea-PB recebem carteira que garante gratuidade em viagens interestaduais

Nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, a assistente social do CRAS do município, a senhora Sylvia Rennatah, realizou a entrega das carteirinhas dos idosos.

A referida Carteira é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). O documento deve ser gerado apenas para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos. 

Para emitir sua carteira, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Manoel Dantas de Medeiros (antigo matadouro). Lá, ele irá inscrever-se no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o CRAS poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteira do Idoso. Caso o idoso já tenha seus dados no Cadastro Único, o CRAS irá verificar o NIS existente e emitir a carteirinha a partir dele, também no sistema. 

A carteirinha trás informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e o Número de Identificação Social (NIS), além da foto. 

O benefício da gratuidade e o desconto no valor das passagens interestaduais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário é um direito assegurado pelo Estatuto do Idoso, de 2003. Atualmente, os idosos com comprovante de renda já têm acesso a descontos ou gratuidade em viagens interestaduais.
 

Fonte: Ascom

4 comentários:

Anônimo disse...

Assim à moda, uma cidade vizinha, onde até o serviço de convivência está parado por irresponsabilidade e descaso da gestão. Mas num se avexem não...

Anônimo disse...

Interessante em Ouro Branco acabaram com o clube dos idosos. foi quem mais deu apoio na campanha da prefeita.

Anônimo disse...

Assim mesmo a MULHER PEIDO ainda abre o bocão defender um desastre desse!
E por falar na MULHER PEIDO...ei jamanta louca,esse quase nada que vc se referiu ao doutor Araújo não tá certo não,ou então vc só entende mesmo de peido! O homem além de médico (DOUTOR MESMO de fato e de direito!) foi prefeito duas vezes,vereador,um passado de glórias!Agora, ele errou mesmo foi quando se juntou há esses retirantes expulsos da Paraíba...errou tanto que acabou sujando o passado dele e virou um ficha-suja!Vai pagar pelo o erro de ter se juntado com quem não tem o que,mas td bem,todo mundo está sujeito a isso,e com certeza vai tomar como lição! Agora,já com relação a sua DUTORA não se pode dizer o mesmo,porque nem "doutora" ela é! Cadê o doutorado dela?Conforme-se...até nisso ela pratica fraude!Thauzinho MULHER PEIDO! KKKKKKKKK

Anônimo disse...

Em Jucurutu o prefeito toca teclado em pros idosos...
EM OURO BRANCO a prefeita acaba com o CRAS...parem o mundo que eu quero descer!